XIII Seminario SEJEEC. Jogos Eletrônicos Educaçao Comunicaçao @sjeec2019
Author: Juan José Calderón Amador
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⚠️📅👀 Olho no prazo! 06/02/19 – Data limite para submissão (Papers, Games e Simpósio).Mais informações https://t.co/k4ty5l9zqN
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Hoy traemos a este espacio a Assim, o XIII SEJEEC
Assim, o XIII SEJEEC mantendo sua tradição de dialogar com as distintas áreas que permeiam a área de games, contaremos com a presença com pesquisadores internacionais, como também dos grandes nomes da indústria e da pesquisa sobre os Games, como a Profa. Lynn Alves, da Universidade Federal da Bahia e mentora do SEJEEC, Prof. Dr. Marcelo Vasconcellos, da Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que vem investigando a interface entre games e saúde, a Profa. Dr. Daniele Ramos, da UFSC; entre outros.
Além da Conferência de abertura, das palestras e mesas redondas com desenvolvedores e pesquisadores, teremos também a mesa redonda com as crianças e adolescentes que interagem com as tecnologias, especialmente os jogos digitais, dando destaque esse ano para a interação destas crianças com os games. A realização desta mesa já virou uma tradição no evento, por acreditarmos que os adultos, pesquisadores, professores, especialistas e desenvolvedores devem escutar e ouvir os sujeitos que diariamente constroem um sentido diferenciado para estes artefatos tecnológicos.
Outro destaque dessa edição será a realização de um Simpósio Doutoral com a finalidade proporcionar aos estudantes de doutoramento, no domínio dos Games, um local onde possam apresentar o seu projeto de investigação e discuti-lo com especialistas na área, tendo em vista melhorar as dimensões conceituais e metodológica do trabalho desenvolvido até ao momento.
As apresentações dos trabalhos e resultados de pesquisas por parte dos investigadores brasileiros e de outros países também é uma ação importante no evento, por permitir a socialização, intercâmbio e discussão das pesquisas que estão em andamento.
E finalmente teremos a Mostra de jogos digitais na qual os desenvolvedores de diferentes partes do país, podem inscrever seus jogos e apresentar para a comunidade do evento, recebendo premiações quando for o caso.
Além disso o XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, que será realizado no período de 22 a 24 de maio de 2019, em Maceió, confirma os propósitos de socializar as investigações que tem sido produzidas nos cenários internacional e nacional, intensificando o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando um espaço diferenciado para reflexão, pesquisa e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional, tecnológico, cultural, inovativo e inclusivo.
Acrescentando ainda que a realização da décima terceira edição do seminário tem a intenção de fortalecer os grupos que foram criados a partir de 2005, socializando as pesquisas e projetos de desenvolvimento de jogos eletrônicos voltados para educação e áreas emergentes, desmistificando e potencializando a presença destas mídias no cenário nacional e internacional.
Em Alagoas, na Ufal, o Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD), certificado junto ao CNPq desde 2003, tem atuado de forma significativa na formação de professores e outros agentes, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado na área temática das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Já em maio de 2017 o TICFORPROD dá início a uma nova fase, com a criação da linha de pesquisa TRILHAS COGNITIVAS que tem como objetivo investigar processos cognitivos básicos de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilização de jogos digitais e gamificação e suas relações com os distintos espaços de aprendizagem. Também tem como objetivo estudar os fundamentos, condições e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.
Nesta décima terceira edição, os membros desta linha de pesquisa são os responsáveis pelo acolhimento, organização, planejamento e execução do SJECC, e aguardam todos os interessados na produção, desenvolvimento, planejamento e utilização dos games para um evento pleno de articulações e partilha dos saberes já produzidos nos mais distintos lugares do Brasil e do mundo.
Objetivos
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Manhãdia 22/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 08:00h Credenciamento 08:30h Abertura do Evento 09:00h Palestra – Internacional Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho (Universidade de Coimbra) Prof. Dr. Fernando Pimentel (Ufal) 11:30h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa Tardedia 22/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 14:00h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa 16:30h Intervalo 16:45h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa 18:00h Encerramento das Avidivades Manhãdia 23/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 08:30h Mesa redonda – Perspectivas da pesquisa com e sobre jogos digitais Profa. Dra. Daniela Ramos (UFSC) (Profa.Dra. Camila Bonfim UNEB) Prof. Ms. Daniel Barros (Ufal/Facima) 10:15h Intervalo 10:30h Palestra – “Todo mundo pode jogar” Thais Weiller Prof. Ms. João Carlos (Ufal/SENAI) 12:00h Intervalo para almoço Tardedia 23/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 14:00h GTs– Apresentação de Trabalhos Aprovados 16:30h Intervalo 16:45h Palestra – Jogos digitais e culturas digitais: o que devemos saber sobre? Filomena Maria Gonçalves da Silva Moita (UEPB) Prof. Ms. Raphael 18:10h Encerramento das Avitivades Manhãdia 24/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 08:30h GTs– Apresentação de Trabalhos Aprovados 10:00h Intervalo 10:15h Palestra – : Jogos digitais, RA e RV no contexto da saúde Prof. Dr. Marcelo Vasconcellos (FIOCRUZ) Prof. Dr. Luís Paulo Mercado (UFAL) 12:00h Intervalo para Almoço Tardedia 24/05/19 horário Programa Palestrante Coordenação 14:00h Palestra – Jogos digitais no Brasil: indústria e produção do conhecimento Profa. Dra. Lynn Alves (UFBA) Prof. Me. Guilmer Britto (UFAL) 15:30h Mostra de Jogos, premiação dos jogos e artigos, encerramento das atividades
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