March 28, 2024

XIII Seminario SEJEEC. Jogos Eletrônicos Educaçao Comunicaçao @sjeec2019

Author: Juan José Calderón Amador
Go to Source

Hoy traemos a este espacio a Assim, o XIII SEJEEC

Assim, o XIII SEJEEC mantendo sua tradição de dialogar com as distintas áreas que permeiam a área de games, contaremos com a presença com pesquisadores internacionais, como também dos grandes nomes da indústria e da pesquisa sobre os Games, como a Profa. Lynn Alves, da Universidade Federal da Bahia e mentora do SEJEEC, Prof. Dr. Marcelo Vasconcellos, da Fundação Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que vem investigando a interface entre games e saúde, a Profa. Dr. Daniele Ramos, da UFSC; entre outros.

Além da Conferência de abertura, das palestras e mesas redondas com desenvolvedores e pesquisadores, teremos também a mesa redonda com as crianças e adolescentes que interagem com as tecnologias, especialmente os jogos digitais, dando destaque esse ano para a interação destas crianças com os games. A realização desta mesa já virou uma tradição no evento, por acreditarmos que os adultos, pesquisadores, professores, especialistas e desenvolvedores devem escutar e ouvir os sujeitos que diariamente constroem um sentido diferenciado para estes artefatos tecnológicos.

Outro destaque dessa edição será a realização de um Simpósio Doutoral com a finalidade proporcionar aos estudantes de doutoramento, no domínio dos Games, um local onde possam apresentar o seu projeto de investigação e discuti-lo com especialistas na área, tendo em vista melhorar as dimensões conceituais e metodológica do trabalho desenvolvido até ao momento.

As apresentações dos trabalhos e resultados de pesquisas por parte dos investigadores brasileiros e de outros países também é uma ação importante no evento, por permitir a socialização, intercâmbio e discussão das pesquisas que estão em andamento.

E finalmente teremos a Mostra de jogos digitais na qual os desenvolvedores de diferentes partes do país, podem inscrever seus jogos e apresentar para a comunidade do evento, recebendo premiações quando for o caso.

Além disso o XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, que será realizado no período de 22 a 24 de maio de 2019, em Maceió, confirma os propósitos de socializar as investigações que tem sido produzidas nos cenários internacional e nacional, intensificando o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando um espaço diferenciado para reflexão, pesquisa e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional, tecnológico, cultural, inovativo e inclusivo.

Acrescentando ainda que a realização da décima terceira edição do seminário tem a intenção de fortalecer os grupos que foram criados a partir de 2005, socializando as pesquisas e projetos de desenvolvimento de jogos eletrônicos voltados para educação e áreas emergentes, desmistificando e potencializando a presença destas mídias no cenário nacional e internacional.

Em Alagoas, na Ufal, o Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online (TICFORPROD), certificado junto ao CNPq desde 2003, tem atuado de forma significativa na formação de professores e outros agentes, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado na área temática das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Já em maio de 2017 o TICFORPROD dá início a uma nova fase, com a criação da linha de pesquisa TRILHAS COGNITIVAS que tem como objetivo investigar processos cognitivos básicos de ensino-aprendizagem e de construção de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilização de jogos digitais e gamificação e suas relações com os distintos espaços de aprendizagem. Também tem como objetivo estudar os fundamentos, condições e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.

Nesta décima terceira edição, os membros desta linha de pesquisa são os responsáveis pelo acolhimento, organização, planejamento e execução do SJECC, e aguardam todos os interessados na produção, desenvolvimento, planejamento e utilização dos games para um evento pleno de articulações e partilha dos saberes já produzidos nos mais distintos lugares do Brasil e do mundo.

Objetivos

*Realizar um Seminário sobre Jogos Eletrônicos, com a finalidade de agregar, nacionalmente e internacionalmente esforços para potencializar este tema dentro do espaço acadêmico.
*Fomentar os debates entre os pesquisadores e desenvolvedores de jogos eletrônicos
*Implementar a cultura dos games na sociedade contemporânea, apontando suas possibilidades pedagógicas, comunicacionais e empresariais nos diversos espaços privados e públicos.
*Fomentar o debate sobre o desenvolvimento de games na perspectiva da diversidade enfocando possibilidade, avanços e desafios.
*Contribuir para consolidação da indústria de games no Brasil, desenvolvendo práticas inovativas, empreendedoras e especialmente novas tecnologias para esta área.
*Promover um espaço de discussão e socialização dos projetos e pesquisas que vem sendo realizadas sobre jogos eletrônicos, saúde e educação, subsidiando a construção de novas práticas nas áreas de saúde, jogos digitais e educação.
*Socializar as pesquisas que vem sendo desenvolvidas fora do Brasil em torno dos jogos eletrônicos, sinalizando assim, o potencial interativo desses elementos tecnológicos.
*Configurar e consolidar os estados do nordeste como espaços potenciais para o desenvolvimento tecnológico e científico sobre jogos eletrônicos, saúde e educação.
*Socializar pesquisas na área de games, experiências de sucessos e desafios, delineando este novo cenário de experiências mediadas pelos jogos digitais.

  • Manhãdia 22/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    08:00h Credenciamento
    08:30h Abertura do Evento
    09:00h Palestra – Internacional Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho (Universidade de Coimbra) Prof. Dr. Fernando Pimentel (Ufal)
    11:30h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa
    Tardedia 22/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    14:00h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa
    16:30h Intervalo
    16:45h Mesa redonda – Simpósio Doutoral A definir Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa/ Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa
    18:00h Encerramento das Avidivades
    Manhãdia 23/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    08:30h Mesa redonda – Perspectivas da pesquisa com e sobre jogos digitais Profa. Dra. Daniela Ramos (UFSC) (Profa.Dra. Camila Bonfim UNEB) Prof. Ms. Daniel Barros (Ufal/Facima)
    10:15h Intervalo
    10:30h Palestra – “Todo mundo pode jogar” Thais Weiller Prof. Ms. João Carlos (Ufal/SENAI)
    12:00h Intervalo para almoço
    Tardedia 23/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    14:00h GTs– Apresentação de Trabalhos Aprovados
    16:30h Intervalo
    16:45h Palestra – Jogos digitais e culturas digitais: o que devemos saber sobre? Filomena Maria Gonçalves da Silva Moita (UEPB) Prof. Ms. Raphael
    18:10h Encerramento das Avitivades
    Manhãdia 24/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    08:30h GTs– Apresentação de Trabalhos Aprovados
    10:00h Intervalo
    10:15h Palestra – : Jogos digitais, RA e RV no contexto da saúde Prof. Dr. Marcelo Vasconcellos (FIOCRUZ) Prof. Dr. Luís Paulo Mercado (UFAL)
    12:00h Intervalo para Almoço
    Tardedia 24/05/19
    horário Programa Palestrante Coordenação
    14:00h Palestra – Jogos digitais no Brasil: indústria e produção do conhecimento Profa. Dra. Lynn Alves (UFBA) Prof. Me. Guilmer Britto (UFAL)
    15:30h Mostra de Jogos, premiação dos jogos e artigos, encerramento das atividades

(leer más…)Fuente: [ASSIM]