Defesa da tese de doutoramento intitulada “Robots & Necessidades Educativas Especiais: O desenho de uma oficina de formação para a aplicação da robótica educativa em contexto inclusivo”
Author: Juan José Calderón Amador
Go to Source
A Robótica Educativa (RE) tem assumido um papel crescente nas nossas escolas.
Estudos nacionais e internacionais têm destacado o seu potencial pedagógico com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), mas faltava sensibilizar e capacitar os professores para a utilização desta ferramenta em contexto inclusivo.
Pretendeu-se, neste estudo desenhar, testar e aperfeiçoar um modelo de oficina de formação sobre a RE aplicada às NEE, numa abordagem metodológica mista, de carácter exploratório e assente na Design-Based Research.
A investigação foi dividida por três fases, denominadas por estudo preliminar, exploratório e final.
O estudo preliminar compreendeu a aplicação e análise de um questionário aos docentes portugueses e brasileiros de forma a verificar os conhecimentos dos professores sobre a robótica educativa e os seus potenciais e limitações em contexto inclusivo.
As respostas obtidas permitiram fazer o desenho e redesenho de um modelo de oficina de formação sobre robótica tangível (estudo exploratório), cujos resultados permitiram fazer o desenho, análise e aperfeiçoamento de um modelo de oficina de formação sobre a robótica virtual aplicada às NEE (estudo final), de forma a interrelacionar a prática educativa dos participantes com a própria investigação.
Os participantes no estudo foram professores de educação especial e do ensino regular que lecionaram em Portugal e no Brasil entre 2013 e 2016.
Os resultados obtidos permitiram compreender o conceito dos professores sobre robótica educativa, fazer o levantamento das necessidades educativas nesta área e desenvolver um modelo de oficina de formação de professores, que pudesse ser replicado e correspondesse à necessidade de formação dos docentes na área da robótica educativa aplicada às necessidades educativas especiais.