April 26, 2024

Defesa da tese de doutoramento intitulada “Robots & Necessidades Educativas Especiais: O desenho de uma oficina de formação para a aplicação da robótica educativa em contexto inclusivo”

Author: Juan José Calderón Amador
Go to Source

Hoy traemos a este espacio la Defesa da tese de doutoramento intitulada “Robots & Necessidades Educativas Especiais: O desenho de uma oficina de formação para a aplicação da robótica educativa em contexto inclusivo” de

Cristina Conchinha

Cristina Conchinha

    • Great YarmouthNorfolkUnited Kingdom
  • Special Educational Needs Tutor
  • Education
  • www.facebook.com/robotsNEE
  • I have graduated at the university as a primary teacher in 2003, then I completed a master’s degree in ITC and education (2011) and my PhD degree in Educational Sciences (2017). My expertise is teaching SNE students, arts, maths, ITC, programming and educational robotics. As an awarded researcher, I have been published scientific papers about robotics and inclusive school, a book chapter and a book. I have created and managed a Facebook group whit over two thousand followers and a Moodle community with almost two hundred teachers, which I teach and support teachers on creation of robotics clubs in their schools and in the application of the robotics with their students.

A Robótica Educativa (RE) tem assumido um papel crescente nas nossas escolas.
Estudos nacionais e internacionais têm destacado o seu potencial pedagógico com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), mas faltava sensibilizar e capacitar os professores para a utilização desta ferramenta em contexto inclusivo.
Pretendeu-se, neste estudo desenhar, testar e aperfeiçoar um modelo de oficina de formação sobre a RE aplicada às NEE, numa abordagem metodológica mista, de carácter exploratório e assente na Design-Based Research.
A investigação foi dividida por três fases, denominadas por estudo preliminar, exploratório e final.
O estudo preliminar compreendeu a aplicação e análise de um questionário aos docentes portugueses e brasileiros de forma a verificar os conhecimentos dos professores sobre a robótica educativa e os seus potenciais e limitações em contexto inclusivo.
As respostas obtidas permitiram fazer o desenho e redesenho de um modelo de oficina de formação sobre robótica tangível (estudo exploratório), cujos resultados permitiram fazer o desenho, análise e aperfeiçoamento de um modelo de oficina de formação sobre a robótica virtual aplicada às NEE (estudo final), de forma a interrelacionar a prática educativa dos participantes com a própria investigação.
Os participantes no estudo foram professores de educação especial e do ensino regular que lecionaram em Portugal e no Brasil entre 2013 e 2016.
Os resultados obtidos permitiram compreender o conceito dos professores sobre robótica educativa, fazer o levantamento das necessidades educativas nesta área e desenvolver um modelo de oficina de formação de professores, que pudesse ser replicado e correspondesse à necessidade de formação dos docentes na área da robótica educativa aplicada às necessidades educativas especiais.